domingo, 2 de maio de 2010

Sonhos Coletados em São Gonçalo do Rio das Pedras (MG), em janeiro de 2010, durante o 13. Festival de Férias


  • Que sonho que eu tenho? Vários, vários... Esse eu seu que eu já tô caminhando, já tô realizando: esse sonho de ser pesquisadora. Mas eu acho que mais que isso é de poder ajudar; com isso, sendo uma pesquisadora, ajudar outras pessoas; que outras pessoas sonhem em ser pesquisadoras ou ter uma dedicação pra mudar o jeito, abrir a cabeça, abrir a mente... Principalmente aqui nessa região árida. Acho que esse é o meu sonho.

  • Então... meu sonho é que as pessoas aprendam a cuidar da natureza, aprendam a cuidar melhor dos animais, das criações. E que a gente possa ter água daqui a dez anos, que a gente possa olhar o Rio das Pedras, por exemplo, e ver que ele ainda existe. Que a gente possa plantar, que as árvores ainda existam... Esse é o meu sonho, que exista ainda vida no planeta, que as pessoas tratem melhor a vida; não só a vida entre os humanos, mas entre os humanos e os animais. Acho que é isso: meu grande sonho no momento.

  • Um sonho pra vida... Não há limite a cada passo que você dá. Cada passo é uma descoberta diferente. É um sentido atrás do outro. É um ciclo, né? Eu vou atrás da montanha, tem um rio; eu vou atrás do rio, tem a mata; eu vou atrás da mata, tem areia, tem deserto, tem sol, tem chuva... Um sonho pra vida é viver um passo após o outro, um dia após o outro. Esse é um sonho de vida. Esse é o meu sonho de vida.

  • Um dia eu tava dormindo na cama... aí eu sonhei que tinha um lobisomem na minha cama e eu tava gritando, que eu falei assim: “Ô mãe, mãe, ô mãe mata esse lobisomem aqui. Na hora que mãe foi no quarto, mãe falou assim: “Ah, não é não, não é lobisomem bosta nenhuma não, é só um urso”.

  • Ah, um sonho pra vida... Não sei se seria um sonho, talvez mais um desejo mesmo: de uma convivência mais harmoniosa, das pessoas compartilharem mais as coisas, as alegrias, os desejos. A construção de uma sociedade mesmo, de uma convivência mais harmoniosa, mais criativa, essa coisa de lidar com o lúdico, com a poesia da vida. Acho que esse é um sonho, um desejo mesmo de ver realizado. Eu acho que é preciso trabalho, essa construção do dia-a-dia, mas acho que é possível fazer isso de uma forma mais lúdica, mais prazerosa. Talvez seja o sonho, talvez o maior sonho meu seja esse mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço aberto para que diferentes pessoas possam deixar comentários, sonhos, impressões, expressões...

III Semana de Arte-Educação